A cozinheira

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Acarajé

O AcarajéAcarajé é um quitute da culinária afro-brasileira feito de massa de feijão-fradinho e camarão seco moído, frito em azeite-de-dendê e servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru e salada (todos componentes e pratos da cozinha da Bahia).
....................................................................
Receita de Acarajé:
acarajé
Ingredientes:

Acarajé:
- 1 Kg de feijão fradinho
- 4 cebolas
- sal a gosto
- 1 litro de azeite de dendê para fritar

Molho:
- 1 cebola picadinha
- 200 gr de camarão seco
- 1/2 xíc. (chá) deazeite de dendê
- sal e pimenta a gosto
- 1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão

Modo de preparar:

Acarajé:
Deixe o feijão fradinho de molho na água até amolecer (aproximadamente durante 6 horas). Escorra a água e parta o feijão na pedra com o rolo. Em seguida tire as cascas e os pontos pretos. Passe no liquidificador com a cebola e um pouco de água. Retire do liquidificador e coloque em uma tigela batendo com uma colher de pau. Tempere com sal e frite às colheradas em azeite de dendê bem quente.

Molho:
Bata no liquidificador a pimenta, a cebola e um pouco de caldo de peixe ou de camarão, depois acrescente o camarão seco ligando o liquidificador só para misturar, sem dissolver o camarão totalmente. Leve ao fogo para cozinhar e secar. Por último, acrescente o azeite de dendê. Corte os acarajés ao meio sem separar as duas metades, recheie e sirva quente, logo após retirar do fogo.

0 comentários: