A cozinheira

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Arroz Integral - benefícios e curiosidades

Arroz Integral
O arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B e, como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido. O arroz é processado nos moinhos, até que fique completamente branco, perdendo com isto muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão. Isto depois é dado aos porcos no farelo e este animal cresce forte e sadio, enquanto o homem come o alimento empobrecido, o resto, a sobra do arroz. E é justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz, que ajuda a combater a prisão-de-ventre tão comum e prejudicial à maioria das pessoas. Nosso intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, para funcionar bem. Já o arroz branco prende o intestino pois é rico em goma, cola e gruda nas vilosidades.
    A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem.
    Quando se refina o arroz até deixá-lo branco completamente, destrói-se-lhe também o gérmen e ele não tem mais vida; é, portanto um alimento morto. Mas um grão de arroz integral continua tendo vida e, se for enterrado, germina.
    Além disso, o farelo de arroz que se dá aos animais é, justamente, um bom produto que combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral.
    Sabemos, também, que muitas vezes o arroz branco é tratado artificialmente com glicose e até com parafina, para ficar brilhante e, com talco neutro, para ficar soltinho.
    Isento de glúten e de fácil digestão, o arroz integral mantém a saciedade do indivíduo por mais tempo e auxilia no bom funcionamento intestinal, podendo ser preparado de diversas formas, tal como o arroz processado.
    Suas principais vantagens incluem: redução do risco de disfunções intestinais, auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, dentre outros benefícios.
    Há três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, já que as propriedades nutricionais são bem semelhantes. 
    Existem muitas pessoas que dizem não conseguir comer o arroz integral, tem aquela que não gostam porque ele é mais escuro, mais feio; o arroz integral quando bem feitinho é muito saboroso e fica sempre bem soltinho. Precisa-se experimentar e insistir, que com o tempo o arroz integral se torna um prazer. Não só pelo sabor, mas também pela sensação de leveza que dá ao organismo.
    O alimento deve nutrir e nos fazer pessoas saudáveis. Desse modo, devemos comer para viver e não viver para comer!!! O arroz integral é uma ótima opção para iniciar uma alimentação saudável!
Curiosidade Nutricional: arrozIntegral
  • O arroz é um alimento essencialmente energético, mas pobre em substâncias nutritivas, pois perde maior parte delas ao ser polido. Já o arroz integral, que conserva o germe e a parte externa do grão, é muito rico em fibras, nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B.
  • O arroz integral é mais saboroso e que a fibra protetora do grão (parte mais importante do produto), possui a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para formação de novas células.
  • O arroz também tem as vitaminas E, B, B6 e A.
  • Sintomas Carenciais da Vitamina A: transtornos da visão, pele seca, alterações no desenvolvimento fetal.
  • Sintomas Carenciais da Vitamina B6: fadiga, nervosismo, anemia, alterações da pele.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/saude-bem-estar/arroz-integral.htm
http://www.celeiroalimentos.com.br/artigos.php?id=41

11 comentários:

Fla disse...

Ainda hei de conseguir comer o arroz integral, por enquanto não me vai ainda...
=(
Bjs
Fla

A arte em ser mulher disse...

Ca, tem um selinho pra vc lá no meu blog venha participar desse desafio.
Bjus...

A arte em ser mulher disse...

Ca eu acho que pode postar em seguida pois eu recebi o selinho da Vinni do blog Amehlia Digital e ela ainda não postou receita também não. Eu vou postar a minha amanhã, porque vou fazer a receita hoje.
Bjus.

angela disse...

é muito saudavel e eu gosto do sabor. bjs

Liu Lorentz disse...

Oi!!!! Amei a materia sobre arroz integral.Aqui em casa ja comemos essa maravilha que Deus tao bondosamente presenteou a humanidade.Pena que o ser humano so tende a empobrecer sua propria alimentacao e depois colher as duras consequencias que sao as enfermidades, mas um dia ele aprende...Aqui tambem comemos soja, linhaca,pao integral,leite de soja, carne se soja,....
Eu tambem amo cozinhar e artesanato e minha paixao. Agora to nos bordados. Um abraco!!!
Eliane Lorentz

clenize nahum disse...

adotei recentemente o arroz integral por moyivos de saúde e é uma delícia ao contrário do que imaginei, e com isso todos já aderiram a ele.

Anônimo disse...

Oi Carina. Eu adoro e faço arroz integral com frequencia.
Gostaria de saber porque ele é tão caro, ja que não é processado com o arroz comum. Parabéns pelo blog

Fernanda Correia disse...

Sempre comi arroz integral, gosto muito e sinto muita diferença quando como o arroz polido.

@jjchicoli disse...

bem que meu ortopedista passou arroz integral para ajudar a combater as dores no ombro.. mto sabia decisao!!

Unknown disse...

Arroz integral, tudo de bom!!!! Adoroooooo! Só não gosto da demora para cozinhar...

Denilson disse...

o arroz da blue ville é ótimo, vende no extra. Bem fácil de fazer e gostoso!