A cozinheira

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nhoque

nhoque01
Ingredientes:
•    1kg de batatas bintje
•    1 ovo
•    1 colher (sopa) de manteiga
•    Sal a gosto
•    Farinha de trigo (em torno de 400g)
•    Óleo vegetal
Modo de Preparo: Cozinhe as batatas em água e sal, escorra bem e esprema ainda quente.
Numa tigela, coloque a batata espremida, junte o ovo, a manteiga, o sal e um pouco do trigo (um copo), misture bem, a te formar uma massa mole.
Sobre uma superfície limpa coloque bastante trigo, uma parte da massa e vá amassando até o ponto de desgrudar das mãos. Enrole “cobrinhas” e corte os cubinhos. 
Leve para cozinhar em 3 litros de água, temperada com sal e óleo, vá “caçando” com a escumadeira conforme as bolinhas subirem. Coloque num refratário e sirva com molho de sua preferência e parmesão ralado.
nhoque02
Molho:
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 3 tomates bem maduros picadinhos
- 2 latas de tomate pelado
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 200ml de água
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco rasgadinhas
- azeite de oliva
Modo de Preparo: Numa panela aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte o tomate e deixe refogar até que murche bem. Junte os tomates pelados (com o líquido da lata), o sal e a pimenta e mexa bem, espremendo os tomates pelados para que eles desmanchem. Junte a água e deixe o molho ferver até encorpar bem. Polvilhe o manjericão e desligue a panela. Espalhe por cima do nhoque e sirva.

4 comentários:

Daniana Bittencourt disse...

Oi Carina,
Amo nhoque e esse seu está apetitoso. Aqui costumo fazer com frango desfiado no molho.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Chef Daniel Deywes disse...

Amo nhoque, esse ai tá lindão ... COmeria de café da manha rsrsrsrs

abraço

Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

Angela Machado disse...

Carina eu tb adoroooooo nhoque!! a poucos dias eu fiz lá em casa e coloquei no meu blog a minha receita. Mas depois descobri que o melhor mesmo é assar as batatas e não cozinha-las em água. Quando ru fizer a receita assando as batatas eu te conto.

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Carina,
Menina adoro nhoque, eu estou já com as batatas esperando prá fazer, só preciso me controlar senão como tudo hehehe!bjs
Maura