A cozinheira

domingo, 1 de dezembro de 2013

Alcachofra Recheada com Pão Temperado

OI Pessoal
Essa semana foi meio ruim, tive uma crise de sinusite horrível e por isso o blog ficou um pouco abandonado (a cozinha também), hoje já estou melhor, e então, encontrei um tempinho para compartilhar receitinhas deliciosas com vocês!!
Essa foi a segunda vez que fiz alcachofras, ainda não ficaram como eu quero, pois eu abri demais para rechear, então elas ficaram meio “desajeitadas”, mas em relação ao sabor, ficaram ótimas!! Esse pãozinho temperado, modéstia a parte, ficou divino!!!
É uma comida sofisticada, mas é muito simples de fazer e se você comprar a alcachofra na época da safra, é muito barato também, eu paguei R$2,99 cada alcachofra e estavam lindas!
alcachofra-rechada-com-pão-01
Vamos lá para a receita:
Ingredientes:
- 4 alcachofras limpas
- água
- sal
- 4 pães (usei tipo francês) amanhecidos
- alho frito (pronto)
- ervas secas (de sua preferência)
- azeite (usei o azeite trufado que ganhei no EGII)
- pimenta calabresa
- sal temperado (eu tenho um sal no moedor com salsa, cebola e alho)
- parmesão fresco ralado (cerca de 150g)
- mais azeite
Modo de Preparo:Coloque uma panela grande (que caiba as 4 alcachofras em pé), não precisa ser muito funda, com água e sal para esquentar.
Enquanto isso, corte os cabos da alcachofra e as pontinhas das flores também, lave bem e arrume na panela, uma do lado da outra, com as pétalas para cima. A água precisa estar pela metade das alcachofras. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, estará pronta quando você puxar uma pétala e sair com facilidade (não deixe passar do ponto.
Enquanto as alcachofras cozinham, prepare o recheio: triture os pães no mixer e coloque numa tigela, junte o queijo ralado, o alho frito, as ervas secas, pimenta calabresa, sal temperado e o azeite trufado, misture muito bem, fica como uma farofa úmida.
Escorra as alcachofras não jogue a água e recheie todos os vãos com o pão temperado. Arrume-as novamente na panela (a água deve estar na altura de 2cm, para não encharcar o recheio), regue com mais azeite por cima, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos, até derreter o queijo e agregar os sabores.
Escorra bem e sirva.
Para comer, você vai puxando as pétalas da alcachofra (tem que usar as mãos!) junto do recheio e comer a base da pétala, puxando com os dentes, até chegar no fundo (cuidado com o miolo, tem uns espinhos e precisam ser retirados. Eu retirei cuidadosamente com uma colher, antes de rechear e por isso elas ficaram meio esbugalhadas, não aconselho. Mas você pode fazer como preferir)

1 comentários:

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Carina eu bem gosto de alcachofra mas nunca me arrisquei, parece bem deliciosa essa sua receita!! bjs
Maura