terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Beijinho

Oiiiiiiiiii
Docinhos de festa é tudo de bom nesta vida, não é mesmo!?? As melhores festas, são sempre as infantis, que tem comida boa e engordativa e muito docinho!!! Amo de paixão.
beijinho-05
O beijinho é um docinho bem popular nas festas, principalmente as infantis: Beijinho ou Branquinho (no Rio Grande do Sul) é um doce tipicamente brasileiro servido em festas de aniversário. Sua origem provém de alguns experimentos com leite condensado e leite de cabra qualhado, que daria um gosto levemente azedo quebrando o excesso de açúcar no seu sabor. Seu idealizador foi José Ferreira Mendes, um homem rico que morou na França e estudou culinária na escola Gâteaux et Confiseries de 1940 à 1946, e com 34 anos (1947) retornou ao Brasil. Dos anos 1948 à 1950, seus experimentos na área da confeitaria foram desvalorizados apesar dos seus estudos na Europa, e desiludido deixou de trabalhar na área, deixando suas anotações para sua filha Isabelle Ferreira Arnaud, que seguiu seus passos na culinária. Aos 19 anos (1964), intrigada por não encontrar uma forma de tornar o doce de seu pai popular, achou apropriado misturar leite condensado e suco de lichia, para dar uma consistência aquosa, e depois deixou refrigerando. Seu gosto era especialmente saboroso e para dar um toque final acrescentou coco ralado como cobertura. Alguns anos mais tarde o suco de lichia fora descartado, porém sua base de leite condensado e coco se manteve. Tornou-se um doce popular e fora levado por Isabelle à Europa, pois assim ficaria na história européia e brasileira o doce criado por seu pai. Hoje em dia, muito popularizado, é preparado e servido de forma semelhante ao brigadeiro, mas leva coco ralado ao invés de chocolate em pó. A massa pode levar gemas de ovos ou não, dependendo da região do país em que é feito. Também pode levar suco de laranja e cascas de limão e ser coberto com açúcar cristal ou coco. Tradicionalmente, um único cravo é colocado em cima do doce. (Fonte: Wikipédia)
beijinho-03
Ingredientes:- 1 lata de leite condensado
- 100g de coco ralado fino
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 gema de ovo peneirada
- cravos
- coco ralado para empanar
Modo de Preparo:
Em uma panela coloque o leite condensado, o coco ralado, a manteiga, a gema e uns cinco cravos, ligue o fogo baixo, e deixe cozinhar mexendo sempre, sem parar (não precisa ser com força, só não pare). Quando o beijinho estiver um cremoso/consistente e desgrudar do fundo da panela é porque está pronto (o ponto do beijinho é mais rápido que o do brigadeiro).
Coloque o doce em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Depois, pegue as porções, com o auxílio da colher e faça bolinhas (se for necessário, unte as mãos com manteiga), empane no coco ralado espete um cravo e arrume em forminhas de sua preferência. Pronto, é só servir e ser feliz!
Cada receita rende em média 50 docinhos.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Canelone de Berinjela

Oiiiiiii
Vocês já devem ter percebido que eu faço muita massa aqui no blog né? Vou confessar, é o que mais gosto de cozinhar e é o que faço de melhor!! Hoje trago uma receita se carne (olha aí vegetarianos!!), muito saborosa e muito bonita de servir. Vamos ver?
canelone-de-berinjela-03
Ingredientes:
Recheio:
- azeite a gosto
- 2 berinjelas picadas
- 2 tomates picados
- 1 cebola picadinha
- 4 dentes de alho picadinho
- 150gr de azeitonas verdes fatiadas
- salsinha, cebolinha e manjericão a gosto (usei uma xícara da mistura)
- sal e pimenta do reino a gosto
- água se for necessário
Modo de preparo:Refogue o alho e a cebola no azeite, junte o tomate e a berinjela, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até que a berinjela cozinhe, se for necessário pingue água de vez em quando. Junte o cheiro verde, as azeitonas, acerte sal e pimenta, misture bem, deixando o recheio bem sequinho. Reserve.
canelone-de-berinjela-01canelone-de-berinjela-02
Outros ingredientes:
- 1 pacote massa fresca para lasanha (cerca de 12 massas)
- molho de tomates
- parmesão ralado
Montagem:
Pegue uma massa de lasanha e recheie com cerca de duas colheres de recheio, enrole e coloque num refratário untado com um pouco do molho de tomates. Faça isso até acabar massa e recheio. Coloque o molho por cima, polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno alto para gratinar (cerca de 20 minutos).

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mini Cupcake de Baunilha com Doce de Leite

Oiiiiiii
Cupcake é um doce que está em alta, para comer no café da tarde, para festas e para presente… sempre é uma ótima opção. Neste fim de semana resolvi fazer essa receita de cupcake, é a primeira vez que faço cupcake, ficou gostoso, mas ainda não ficou bonito como eu queria…
mini-cupcake-de-baunilha-com-doce-de-leite-04
Descobri que é bem fácil de fazer, e não demora muito. Na verdade, o que mais demora é ter que esperar esfriar para poder cobrir!!! rs
Segue a receita:
mini-cupcake-de-baunilha-com-doce-de-leite-01
Ingredientes Massa:
- 100g de farinha de trigo
- ¼ colher (café) de sal
- ½ colher fermento em pó
- 100g de açúcar
- 100g de manteiga a temperatura ambiente
-1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 ovos
mini-cupcake-de-baunilha-com-doce-de-leite-02
Modo de Preparo:Nua tigela misture a farinha, o sal e o fermento, reserve.
Na batedeira, coloque a manteiga cortada em cubos e o açúcar, bata até formar um creme. Junte a essência de baunilha e bata u pouco. Coloque o primeiro ovo, bata bem e depois o segundo ovo, bata até que a mistura fique cremosa e homogênea. Acrescente a mistura seca, aos poucos, batendo se parar. Após colocar todos os ingredientes, bata por cerca de 3 minutos, até formar uma massa lisa, fofa e aerada.
Coloque as porções de massa nas forminhas para cupcake. Você pode usar forminhas mini (como eu usei) ou forminhas maiores, pode usar forminhas, descartáveis, de silicone ou de alumínio, qual você preferir. Sempre encha as forminhas até a metade com massa, não importa o tipo ou tamanho. Asse em forno 180 graus por cerca de 20 minutos. Retire e deixe esfriar.
Com o auxílio do saco de confeiteiro, decore os cupcakes com doce de leite ou com algum outro doce de sua preferência.
mini-cupcake-de-baunilha-com-doce-de-leite-03
A diferença na cor do doce de leite é que o mais claro é um doce caseiro e o mais escuro é da Mococa. Mas os dois são ótimos!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Salada Leve

Oiiiii
Que calor que tem feito não? Mesmo com tanta chuva, tá calor demais, abafado demais e nesses dias é muito bom ter uma alimentação mais leve e fresa, não é mesmo??
Esta saladinha é bem completa e leve, acompanhada de um grelhado, se torna uma refeição completa!
salada-leve-02
Nua tigela eu coloquei folhas de alface e rúcula bem lavadas. No refratário tinha: tomate em rodela, cebola roxa fatiada, palmito picado, azeitonas verdes sem caroço e gomos de laranja pera.
Para o molho misturei: um copo de iogurte desnatado, 3 colheres (sopa) de mostarda amarela, azeite sal e pimenta do reino a gosto.
salada-leve-01
Depois, é só servir, conforme o gosto de cada um. A quantia também depende de quantas pessoas for comer.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Frango com Cebola Roxa

Oi pessoal

Semana está curta, mas é só correria… ainda bem que consegui um tempinho para passar aqui e deixar uma receitinha nova para vocês! Espero que gostem deste franguinho!!

frango-com-cebola-roxa-01

Ingredientes:
- 1 peito de frango grande cortado e cubos
- 1 xícara (café) de shoyo
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 cebola roxa cortada em pétalas
- salsinha picadinha a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite

Modo de Preparo:
Tempere os cubos de frango como shoyo e o mel e deixe tomar gosto por cerca de 40 minutos. Numa frigideira antiaderente, coloque azeite e grelhe os cubos de frango até que fiquem dourado. Junte a cebola roxa, deixe fritar, acerte o sal, coloque a pimenta e a salsinha. Desligue o fogo com as cebolas tostadas, mas crocantes. Sirva!

Enquanto o frango grelha, você pode pingar o caldo da marinada aos poucos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Lasanha de Peito de Peru Defumado

Oi amigos!!

Como estão de carnaval??? Muita bagunça? Ou muito descanso?? O meu tem sido a segunda opção… hehehehe

Essa lasanha é para desmistificar a dificuldade de preparar este prato, que é delicioso e fácil de fazer! Vamos anotar??

lasanha-de-peito-de-peru-defumado-04

Ingredientes:
- 1 pacote de massa fresca para lasanha (500g)
- 1 litro de molho branco (média)
- 300g de peito de peru defumando fatiado
- 300g de mozarela fatiada
- 1 lata de catupiry (400g)
- 1 caixinha de creme de leite Mococa
- 150g de parmesão ralado

lasanha-de-peito-de-peru-defumado-01

Modo de Preparo:
Para o molho branco: derreta duas colheres de sopa de manteiga refogue ½ cebola ralada, junte um litro de leite com 4 colheres (sopa) de farinha  de trigo dissolvida, coloque sal e noz moscada a gosto, mexa sempre até engrossar. Desligue e reserve.

Montagem:
Numa assadeira coloque um pouco de molho, uma camada de massa, molho, peito de peru, mozarela molho, massa e assim por diante até terminar. Misture o catupiry com o creme de leite e espalhe por cima, polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos (cerca de 200 graus). Retire do forno e deixe descansar uns 20 minutos antes de servir.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Penne de Carnaval

Oiiiiieeeee
Carnaval pede comidinha gostosa, colorida e leve não é mesmo??
Então, segue este penne delicioso para repor as energias e cair na folia!
penne-de-carnaval-03
Ingredientes:
- 300g (peso cru) de macarrão penne cozido al dente
- azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada miudinho
- 2 cenouras raladas (2 xícaras de chá)
- 1 tomate picado
- ½ xícara de milho verde
- ½ xícara de ervilha
- 10 champignons fatiados
- salsinha e cebolinha picadinhos
- sal e pimenta do reino a gosto
- misturinhas de ervas secas
- 1 caixinha de creme de leite
- parmesão ralado
- azeite borges de Azeitonas Pretas
penne-de-carnaval-01penne-de-carnaval-02penne-de-carnaval-05
Modo de Preparo:
Aqueça uma frigideira, dessas altas, coloque o azeite e doure a cebola. Acrescente a cenoura, em fogo médio, e deixe refogar por cerca de 5 minutos. Junte o milho e a ervilha e misture bem. Coloque o sal e a pimenta do reino. Acrescente o tomate picado e o champignon, a mistura de ervas secas e a salsinha e a cebolinha, refogue bem. Acrescente o creme de leite, se for preciso coloque uma xícara de café de água, misture bem. Regue com o azeite de Azeitonas Pretas, acerte os temperos. Junte o macarrão cozido e o parmesão, misture tudo e sirva!
Na hora de comer, você pode colocar mais azeite (de Azeitona Preta) e parmesão.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Torta Fria de Pão de Fôrma

Hellllooooouuuuuuu
Essa torta é a cara da sexta-feira a noite, é um jantar bem gostoso e leve e agrada desde as crianças até os adultos, é uma ótima forma das crianças comerem legumes e adorar!
torta-fria-04
Ingredientes:
- 2 pacotes de pão de fôrma light se casca
- 1 e ½ pote de creme de ricota
- ½ xícara (chá) de cenoura ralada
- 1 pepino japonês fatiado fininho
- 1 tomate italiano fatiado fininho
- 250g de presunto
- 250g de mozarela
- sal e azeite quando necessário
- 1 colher de sopa de maionese light
- 200ml de leite para umedecer o pão
Modo de Preparo:Primeiro misture a cenoura ralada com ½ pode de creme de ricota, tempere com sal e azeite.
Montagem: Numa assadeira, coloque uma camada de pão de fôrma, regue com um pouco de leite, espalhe a mistura de cenoura ralada e creme de ricota, segunda camada de pão, rega com leite e espalha creme de ricota, coloca o pepino e o tomate, rega azeite e polvilha sal e pimenta do reino, camada de pão, rega com leite, espalha mais creme de ricota, coloca o presunto e o queijo e última camada de pão. Misture duas colheres de creme de ricota com uma colher de maionese e espalhe por cima, cubra com filme plástico e deixe gelar por pelo menos 40 minutos. Sirva com uma boa salada de folhas.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Conchiglioni de Ricota

Oiii
A receita de hoje é muito gostosa, é bem leve, apesar de ser massa e é uma delícia de fazer! Você pode servir somente ela ou pode acompanhar com alguma carne de sua preferência. Ah, um bom vinho também vai muito bem!
conchiglioni-de-ricota-06
Ingredientes:
- 200g de massa tipo concha cozida
- 500ml de molho de tomate de sua preferência
- parmesão fresco ralado
Recheio:
- ½ ricota amassada
- 1 pote de creme de ricota
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite a gosto
- ½ xícara (chá) de cebolinha picada
conchiglioni-de-ricota-02
Modo de Preparo:
Misture bem os ingredientes do recheio, ele fica bem firme e você consegue modelar com as mãos. Pegue porções com a ajuda de uma colher e recheie as conchas já cozidas. Num refratário espalhe o molho e arrume as conchas recheadas. Cubra com o restante do molho, coloque bastante parmesão ralado e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Sirva!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tirinhas de Carne com Legumes

OOOOOOOOoiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Tudo bem com vocês???
Bom, gosto muito de legumes e além de usar os frescos, eu gosto de ter sempre esses legumes congelados no freezer, pois são ótimos, e o tamanho da porção é ideal para o pessoal aqui da minha casa.
A receita de hoje é deliciosa, leve e saudável, acompanha muito bem um arroz branco, nela foi usada a mistura de legumes tailandesa, da marca Daucy. que vem cenoura amarela, ervilha torta, cenoura em rodela e mini milho.
tirinhas-de-carne-com-legumes-02
Ingredientes:- 600g de alcatra cortada em tiras
- 1 cebola cortada em pétalas
- 1 xícara (chá) de buquês de couve-flor (congelada)
- 1 pacote de legumes (mistura tailandesa)
- 1 xícara (chá) de buquês de brócolis (congelado)
- 3 colheres (sopa) de molho de soja
- pimenta calabresa a gosto
- sal a gosto
- azeite
Modo de Preparo:Tempere levemente a carne em tiras, com o que você preferir. Numa frigideira grande, aqueça o azeite e coloque a carne, deixe até que frite. Junte a cebola e deixe dourar. Acrescente os legumes, o molho de soja, a pimenta misture, salteando, e deixe cozinhar por uns 10 minutos, mantenha os legumes crocantes, não deixe cozinhar demais. Acerte o sal e sirva.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Capeletti de Carne com Molho de Azeitonas

OOOOOOOiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Eu amo uma boa massa… troco qualquer chocolate por um belo macarrão!!! Esse é meu grande vício! rs

Hoje trago uma receita simples e muito fácil de fazer, o sabor deste molho é muito bom!!!

capeleti-com-molho-com-azeitonas-02

Ingredientes:
- 400g de capeletti de carne (de sua preferência) cozido
- ½ cebola picadinha
- 2 dentes de alho assados
- 2 latas de tomate pelado
- 200g de azeitonas verdes picadinha
- manjericão, salsinha e cebolinha a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite

capeleti-com-molho-com-azeitonas-01capeleti-com-molho-com-azeitonas-03

Modo de Preparo:
Numa panela aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, junte as latas de tomate pelado, as azeitonas picadas, as ervas, o sal e a pimenta, misture bem. Se achar necessário, coloque um pouco de água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Com a colher de pau, esmague os tomates pelados que estiverem inteiros, mexa bem e por último acerte os temperos. Junte ao capeletti cozido e sirva com parmesão ralado!