quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Filezinho Suíno ao Molho

Oi Pessoal
Faltam 3 dias para o Segundo Encontro Gourmet e eu estou muito ansiosa… contando os minutos para rever AZAMIGAS e conhecer novas! Semana que vem conto tudo o que aconteceu por lá, tenho certeza que vocês vão amar!!
A receitinha de hoje é bem gostosa, eu acompanhei com Espaguete ao alho e óleo” mas você pode servir com arroz ou até mesmo com pão, para o lanche. Vamos lá:
filézinho-suíno-ao-molho-com-espaguete-alho-e-óleo-02
Ingredientes:
- 1 pacotinho de filezinho suíno congelado (vem três tiras que dá cerca de 900gr no total)
- alho
- sal
- pimenta-do-reino
- 100ml de vinho branco seco
- 1 lata de tomate pelado
- 150g de champignon fatiado
- água quanto baste
- azeite
Modo de Preparo:Tempere o filezinho suíno com o alho, o sal, a pimenta do reino e o vinho. Deixe tomar gosto por 30 minutos.
Numa panela de fundo largo aqueça bem o azeite e coloque os filezinhos e deixe fritar bem de todos os lados. Ele fica bem marronzinho e com fundinho na panela. Quando estiver bem frito, junte a marinada da carne, a lata de tomate pelado, o champignon e água o suficiente para cobrir a carne (não precisa passar muito da altura da carne). Misture bem, acerte o sal se for preciso, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por cerda de 40 minutos. Mexa de vez em quando. Se for preciso, acrescente mais água. Estará pronto quando o molho estiver bem grosso e a carne estiver bem cozida (ela desmancha com o garfo). Sirva sobre macarrão ao alho e óleo!
Para fazer o Espague ao Alho e Óleo é só cozinhar a massa com água e sal (coloque o sal na massa, para não precisar colocar no alho), numa frigideira aquecer bastante azeite e dourar o alho amassado, quando estiver dourado, junte a massa cozida, com um pouco do líquido do cozimento, salpique orégano e pimenta do reino; eu costumo finalizar com alho frito ou alho em lascas. Mistura bem e sirva!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bolo de Morango com Cobertura de Brigadeiro

Oi Pessoal!
Um bolinho no meio da tarde sempre vai muito bem, não é mesmo? Essa receitinha é do livro “Bolo de Avó” que é um ótimo livro para inspirar e fazer receitinhas deliciosas e fáceis para a família! Amo muito esse livro, mas ainda não comprei (aceito presente, rs)…
A receita da massa eu segui certinho do livro, mas a calda eu optei por um brigadeiro molinho e ficou bem gostoso!
bolo-de-morango-com-brigadeiro-01
Ingredientes (massa)
- 1 caixinha de morangos lavados e picados
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 4 ovos
- 1 xícaras (chá) de açúcar
- 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento
Modo de Preparo:Bata no liquidificador os morangos, o óleo e os ovos até que fique bem homogêneo. Coloque essa mistura numa tigela, acrescente o açúcar, o trigo e o fermento e misture muito bem. Despeje a massa numa assadeira redonda de furo central, untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido por cerca de 40 minutos. Desligue e deixe amornar. Desenforme e cubra com o brigadeiro.
bolo-de-morango-com-brigadeiro-03
Brigadeiro:
- 1 caixinha de leite condensado
- 2 colheres (sopa) bem cheia de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- cerca de 1 xícara (café) de leite
Modo de Preparo:
Coloque tudo numa panela e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar do fundo, sem deixar que fique muito firme (mas também não é para ficar aguado), quando estiver como um creme consistente. Desligue e deixe amornar. Espalhe sobre o bolo desenformado!

Delícia né?? Neste livro tem muitas receitas excelentes e simples como essa!
Abraços

domingo, 27 de outubro de 2013

Pimentão Assado

Oi Pessoal
Estou de férias e a meta é: tentar fazer uma alimentação mais saudável durante a semana… rs.
Como agora tenho tempo, todo dia a noite, para o jantar, no lugar do pão francês com alguma coisa, tenho feito salada e algum acompanhamento a base de proteína: rolinho de peito de peru, kani, ovo mexido, etc. Essa semana, eu tinha na geladeira um pimentão amarelo e resolvi testar fazendo ele assado recheado com ovo batido, e ficou muito bom!!!!! Agora para o verão é uma ótima sugestão de jantarzinho rápido, gostoso e saudável!
pimentão-assado-01
Você vai precisar de: 1 pimentão amarelo, bem bonito cortado ao meio, sem sementes (deixe o cabinho), sal e pimenta do reino a gosto, azeite, 2 ovos, salsinha e cebolinha picadinha, queijo ralado a gosto.
Preparo: Comece limpando os pimentões, arrume num refratário, reserve.Numa tigelinha bata os ovos com a salsinha, cebolinha, azeite, sal, pimenta do reino e o queijo ralado, coloque a mistura dentro dos pimentões, sem encher até a boca. Regue com mais azeite e leve ao forno médio pré aquecido por cerca de 20 minutos, até os pimentões e o ovo ficar cozido. Retire do forno e sirva com uma boa salada!
OBS.: você pode fazer seu ovo batido com o recheio que quiser, pode acrescentar presunto, alho poró… o que tiver na geladeira e o que você gostar!
Tchauzinho Smiley de boca aberta

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Risoto de Rúcula com Tomate Seco para os amigos!

Oi Pessoal
Faz tempo que não atualizo o blog, peço desculpas, mas estava sem tempo e também estava com problemas para transferir as fotos para o computador, hoje, enfim, consegui! rs
No Domingo 13 de outubro, eu e mais 4 amigas resolvemos fazer um almoço gostoso para bater um bom papo e também reunir os agregados! Eu, Jéssica, Giovanna, Rosane e Natália, trabalhamos juntas e jantamos juntas todos os dias e, normalmente, o principal assunto é comida!! Daí tivemos a ideia deste almoço, a Giovanna cedeu o espaço (que lugar lindo maravilhoso!!!) e eu cozinhei para todos, com a ajuda de todas as meninas, é claro!
Dei 4 opções de cardápio e na votação o escolhido foi:
Aperitivo: Batatinhas com Cerveja, só que desta vez coloquei algumas mini cebolas para assar junto.
Salada de rúcula, palmito e tomate cereja
Prato principal: Risoto de Rúcula com Tomate seco e Salmão Grelhado com Crosta de Alho Frito
E de Sobremesa, o Renato preparou bananas assadas com suco de laranja e canela, servida com sorvete de creme.
Nem preciso falar que estava tudo uma delícia e que todos ficaram muitos felizes ne??? Amei, espero que logo façamos outro encontro assim!
Segue a receita do Risoto:
risoto-de-rúcula-com-tomate-seco-02
Ingredientes (p/ 20 pessoas):
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- azeite
- 2 cebolas grandes picadinhas
- 1kg de arroz carnaroli
- 500ml de vinho branco seco
- 500g de tomate seco picadinh0
- 5 litros de caldo de legumes
Para finalizar:
- 2 maços de rúcula lavado e picado
- 400g de parmesão ralado
- 4 colheres (sopa) de manteiga
Modo de Preparo
Numa panela bem grande, deixe o caldo de legumes quente sempre.
Em outra panela bem grande, derreta a manteiga com o azeite e refogue a cebola. Junte o arroz e deixe até os grãos ficarem branquinhos, junte o tomate seco picado, misture bem. Junte o vinho branco seco, mexa sempre com cuidado até reduzir bem o vinho. Mantenha o fogo médio e vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre até que os grãos fiquem bem cozidos, mas não desmanchem, que fique cremoso. Para finalizar, coloque o queijo ralado e a manteiga, misture bem e por último a rúcula, misture e sirva imediatamente.
Queria colocar a foto de todo mundo, mas a Dona Giovanna ainda não mandou pra mim!! rs

sábado, 12 de outubro de 2013

Bolo de Fubá com Erva Doce

Oi Pessoal
Como hoje é Dia das Crianças, vou postar uma receita clássica que lembra a minha infância: Bolo de Fubá com Erva Doce!!! Minha fazia sempre, era clássico, todo mundo pedia para ela fazer bolo de fubá!
Não sei se a receita dela era essa, mas foi essa que eu fiz:
bolo-de-fubá-com-erva-doce-03
Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de fubá)
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 copo (americano) de óleo
- 1 copo de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 3 colheres (sopa) de semente de erva doce
Modo de Preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos e deixando a erva doce e o fermento por último. Coloque numa fôrma redonda com furo no meio, untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido médio, por cerca de 40 minutos.
Espere esfriar um pouco e desenforme.
* a erva doce você coloca conforme seu gosto, se não gostar, não coloca!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Torta de Pão

Oi Pessoal
Sabe quando você tem aquele monte pão francês amanhecido e sobrinhas na geladeira que você não sabe o que fazer, mas também não quer jogar fora? Então, encontrei essa solução aqui no Panelaterapia: http://www.panelaterapia.com/2013/04/torta-salgada-de-pao-frances-pao-de-sal.html#.UlYJEVCkpKY . Muito fácil e muito gostosa de fazer e faz a “rapa” nas sobrinhas.
Aminha eu fiz assim:
torta-de-pão
Numa assadeira coloquei as lascas de pão, depois coloquei frango desfiado (frango assado que havia sobrado do almoço), reguei com azeite, coloquei tomate picado, cebola picada, cenoura ralada, mozarela em cubos e por cima, bati 3 ovos com 1 caixinha de creme de leite, temperinhos e azeite, espalhei por cima, polvilhei mais um pouco de queijo ralado e folhinhas de manjericão, levei ao forno para gratinar.
É muito bom, eu recomendo para o jantar de amanhã! rs

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Arroz com Palmito e Cebolinha

Oi Pessoal
Esse arroz é muito gostoso, você pode comer só ele acompanhado de queijo ralado e azeite (hum, fica delicioso!) ou você pode acomanhá-lo com qualquer tipo de carne grelhada (com peixe fica muito bom!).
Receitinha simples para inovar seu arroz do dia-a-dia:
arroz-com-palmito-e-cheiro-verde-05
Ingredientes:
- azeite
- 2 dentes de alho amassados
- 1/2 cebola picada
- 1 vidro de palmito picado
- 2 xícaras (chá) de arroz cru
- sal a gosto
- cebolinha a gosto picadinha
- água quente*
Modo de Preparo:Numa panela aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o palmito picado. Acrescente o arroz cru, deixe refogar por uns 3 minutos. Coloque a água quente até cobrir bem o arroz, coloque sal e deixe cozinhar em fogo médio. Quando estiver com bem pouco água, mexa bem, para misturar o palmito que boia, abaixe o fogo de vez e tampe a panela até terminar de cozinhar. Quando estiver pronto, desligue o fogo e acrescente a cebolinha picada. Sirva!
* A água você pode usar na mesma proporção de sempre: 4 xícaras de água para 2 xícaras de arroz, e se for necessário pode acrescentar mais um pouco de água até ficar no ponto que você gosta. Você também pode substituir a água por caldo de legumes!