A cozinheira

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Risoto Shimeji

Oi Pessoal

Mais uma receitinha que estava aqui no gatilho só esperando para ser compartilhada com vocês!
Adoro shimeji, mas nunca tinha preparado nada com ele. Num belo dia encontrei um bandejinha com os cogumelinhos bem bonitos e fresquinho e comprei... e claro que fiz um risotinho delícia para comemorar!

Você vai precisar de:
- 200g de shimeji limpo (uma bandejinha)
- 1 copo de arroz carnaroli
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 150g de parmesão ralado
- salsinha picadinha
- caldo de legumes quanto for necessário
- 100ml de vinho branco seco

Para preparar:
Primeiro de tudo, prepare um bom caldo de legumes e mantenha aquecido.
Em outra panela larga e alta (usei uma wok) derreta uma colher (sopa de manteiga e refogue a cebola até murchar, junte o shimeji e refogue por 3 minutos, junte o arroz e mexa bem até que os grãos comecem a ficar mais branquinhos. Acrescente o vinho branco eco, mantendo o fogo médio e mexendo sempre, até que evapore o álcool, Depois vá colocando o caldo de legumes aos poucos (uma ou duas conchas de cada vez, mexendo delicadamente sempre. Quando os grãos de arroz estiverem cozidos, al dente, abaixe o fogo no mínimo, acrescente uma concha do caldo de legumes, junte o restante da manteiga e o parmesão ralado e misture bem, deixando cremoso. Se for preciso, corrija o sal. Salpique salsinha picadinha e está pronto!!!

Acompanhei esse risoto com este salmãozinho aqui: http://nacozinhadacarina.blogspot.com.br/2015/09/cubos-de-salmao-grelhados-com-alho.html

Espero que vocês gostem!
abraços

2 comentários:

NÃO!!! EU NUNCA DIREI, POSSO NÃO CONVENCER...... disse...

Carina .
Adoro comer risoto,mas ainda não conhecia essa sua receita feita com shimeji. Parece ficar um prato apetitoso,pelo menos é o que mostra a foto. Pra saber vou ter que fazer sua receita e ver como fica depois de pronto.
Abraços sempre...
Luandabela.

Pratique cozinha disse...

Legal