A cozinheira

domingo, 8 de maio de 2016

Bolo de Chocolate com Mousse de Morango

Oi Pessoal

Primeiro quero desejar muitas alegrias para todas as mães que sempre passam por aqui para visitar o blog, que vocês sejam sempre muito felizes!!

Hoje fui almoçar na casa da Momys e fizemos uma mega feijoada. Em casa não somos muito exageradas... nossa família é pequena hoje éramos em 9 pessoas então fizemos só dois tachos de feijoada!! Dava para alimentar umas 50 pessoas... todo mundo sai com os potinhos para levar e congelar e almoçar feijoada mais algumas vezes!!!

Não fotografei a feijoada, mas dessa vez consegui fazer o melhor torresmo da minha vida! Vou fazer de novo e postar aqui com certeza!!!

Para sobremesa deste Domingo em família resolvi fazer um bolo, estou tentando treinar e aprender a fazer bolos para quem sabe investir nisso... mas ainda tenho muito que aprender, principalmente no quesito "confeitar bolo".

 

Tentei fazer uma decoração usando a colher de sopa, com as ondinhas, mas não deu muito certo, mas até que ficou bonitinho... dá para melhorar, muito.
Mas... ficou muito gostoso!!! Segue a receita.


Ingredientes da mousse:
- 2 caixinhas de leite condensado
- 2 caixinhas de creme de leite
- 2 pacotinhos de suco em pó

Leva tudo para o liquidificador e bate em velocidade máxima por 5 minutos, coloque numa tigela e deixe na geladeira por 12 horas.

Bolo (pão de ló de chocolate)
- 6 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1 colher (chá) de baunilha
- 200 ml de água quente
- 1 colher (sopa) de fermento químico

Preparo:
Primeiramente separa as claras da gema, coloque as claras na tigela da batedeira e bata em velocidade alta até ficar em ponto de neve. Junte as gemas sem desligar a batedeira e bata bem, na sequencia junte a baunilha, depois junte o açúcar com cuidado e deixa misturar muito bem, ainda sem desligar a batedeira, bata por cerca de 2 minutos. Desligue a batedeira e coloque metade da farinha de trigo e metade da água quente, volte a bater por um minuto, sem desligar a batedeira junte o restante da farinha e da água e bata por cerca de 3 minutos. Desligue a batedeira e junte o cacau e pó, misture de leve com a colher, junte o fermento e bata por cerca de 2 minutos.

Aqueça o forno a 180º, coloque papel manteiga numa assadeira de aro removível de 28 cm de diâmetro, e passe um pouco de manteiga nas laterais e no papel manteiga (o papel eu cortei redondo certinho e só coloquei no fundo da assadeira). Coloque a massa e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até assar (faça o teste do palito).

Deixe esfriar e com o auxílio de uma faca de cerra grande corte o bolo ao meio (fazendo camadas) você pode cortar em três partes para colocar dois recheios, eu cortei só em duas partes.

Montagem:
- 2 caixas de morango (pique metade em cubinhos e guarde a outra metade bem lavada e seca)
- açúcar de confeiteiro
- geleia de morango
- água

1- Forre bem uma assadeira (pode ser a que você assou o bolo) com filme plástico deixando uma boa parte para fora para poder embalar o bolo.
2- Coloque a metade de cima do bolo, misture a geleia de morango com um pouco de água e regue um pouco a massa para dar um pouco de umidade.
3- coloque e espalhe bem metade da mousse de morango que está gelada.
4- Coloque os morangos picados, espalhando bem.
5- Umedeça a outra parte do bolo e coloque por cima, aperte bem e feche o filme plástico.
6 leve para geladeira e deixe gelar de um dia para outro;

Desenformar e retirar o filme plástico, cobrir com o restante da mousse e com um pouco da geleia e decorar com os morangos inteiros, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima para ficar bonito (eu fiz isso mas ficou na geladeira e desapareceu, então deixe para colocar o açúcar perto da hora de cortar)

Parece trabalhoso, mas ficou muto gostosos, esse pão de ló de chocolate é ótimo!!!

Espera agora ir melhorando a[e fazer um bolo bem lindão para postar aqui! rs

O vídeo da receita do pão de ló é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=l39xEffajqc

1 comentários:

Louise disse...

Olá!
Cozinhar para a família é uma delícia... nada como comer rodeada de boa companhia.
Adorei o blog :)
Sinta-se à vontade para também conhecer um pouco do canal que tenho com as minhas irmãs.

http://youtu.be/WduXsrs37Dg

Beijos!